Para uma estratégia de marketing, cada veículo de divulgação tem a sua finalidade, cromo a criação de um site, por exemplo, o que explica o fato de muitas empresas grandes disponibilizarem vários canais.
O fato de ter um canal não exclui outro, por isso primeiramente tem que haver uma análise dos seus objetivos quanto o marketing de sua empresa, a partir daí pode haver uma ponderação sobre quais canais devem ou não ser utilizados.
Criação de um site
Antes da criação do site é necessário analisar se o seu negócio necessita realmente de um site, isso vem embasado nos seus objetivos, fugindo do modismo e sim indo para o caminho que pode gerar lucros para sua empresa.
Pensando em lucros, o site pode te auxiliar servindo como um canal de vendas de divulgação do seu produto, mostrar a identidade da sua marca, pontuar mais confiança, além da oportunidade de se tornar referência dentro do seu ramo.
“Mas como definir o meu objetivo para saber se preciso ou não criar um site?”
Definindo o seu objetivo através do S.M.A.R.T.
Para entender melhor os objetivos a estratégia S.M.A.R.T. separa os critérios em cinco eixos:
Específico (specific) – desenvolver um objetivo geral e mais especifico para o seu projeto;
Mensurável (meansurable) – definir o que pode ser contado, como por exemplo, o retorno do faturamento com a campanha;
Atingível (attanaible) – fazer uma investigação de os seus objetivos e o faturamento são possíveis de serem alcançados;
Realista (realistic) – precisa analisar se os pontos acimas são realista, assim poderá seguir confiante dos resultados;
Temporizável (Time bound) – em que tempo você estima para alcançar os resultados dos projetos.
Através dessa análise você poderá enxergar mais claramente os seus objetivos, e agora vamos analisar se o site entra nas características para auxiliar no alcance desses objetivos.
Vantagens de ter um site
Agora você tem a imagem dos seus objetivos, vamos analisar quais são as vantagens de um site e descobrir se essas vantagens se conectam com o que você almeja alcançar.
Um bom tráfego dentro do seu site aumenta a divulgação dos seus produtos assim como a marca da empresa, disponibilizando informações e formas de entrar em contato.
Com um maior tráfego o Google entende que o seu site é relevante e com isso melhorará o seu ranqueamento e transformaria a sua página em uma autoridade de domínio.
Através do site pode haver conversão maior de visitantes, gerando um maior número de vendas. E a retenção que trará o contínuo acesso dos usuários dentro da sua página, ou seja, contato constante com o público.
Se os seus objetivos batem com algumas das características citadas acima então é hora de investir no seu site.
Cuidados com a criação de um site
Criar um site somente por criar, por uma quantidade de informações e depois deixar de lado, provavelmente não surtirá efeito.
Como o site está interligado com as funcionalidades do SEO e os buscadores, é necessário que ele seja alimentado constantemente de conteúdos que sejam atrativos para o seu público alvo.
Quanto mais conteúdo disposto na internet, mais facilmente a clientela encontrará o sue domínio na web, por isso a atualização é fundamental.
Para os sites que servem como loja, fique sempre atento a personalização para que todo o ambiente corrobore para a realização da compra. Além de possuir o selo de segurança onde trará mais segurança ao cliente.
A velocidade do site também é um fator importante, pois o usuário não irá perder muito esperando para que o site carregue.
É vantajoso criar um site?
A resposta para essa pergunta vai variar dependendo dos seus objetivos com o marketing digital.
O site tem muitas vantagens, mas diferentes de outros canais tem um função já determinada. Se essa função te auxiliar a alcançar as suas metas a resposta é sim, vale muito a pena. Mas se não, pode buscar outros canais.